Especias, Textos

Romance, Mais que um Desafio, Um Importante Fator

Quem costuma ler minhas análises ou tem uma boa percepção (por mais que seja muito óbvio) sabe que eu tenho certa obsessão por histórias com romance, independente se esse seja o foco principal ou o “algo a mais” no plot.

Porém para pessoas como eu, o mundo de animes e afins vive nos dando falsas esperanças com histórias que poderiam formar um casal, criar um desenvolvimento, mas não o fazem.

Antes de mais nada quero deixar claro que o “romance” citado e analisado durante esse texto condiz com o relacionamento entre pessoas e não o gênero literário.

Primeiramente vamos começar com algo que pode ser fútil mas que sempre é bom falar quando se trata de alguém que aprecie esse tipo de obra: Você ler e gostar de histórias que misturam um drama, sentimentos e romance não te faz, independente do final que você preze (seja ele feliz ou dramático), alguém romântico.

Digo isso para não haver confusões em uma análise sobre a importância do mesmo em uma trama, sabendo-se assim de começo criar uma visão mais critica e realista da situação, sem ter que desse modo apegar-se a clichês ou superficialidades. Já que para pegar de exemplo, eu sou alguém que não é nada romântico, até frio demais em alguns momentos.

-> Fizemos um Top Clichês. Confira! ->Top 10 Clichês em Animes<-

Após a devida introdução vamos direto ao assunto:

O romance, ou melhor, os sentimentos são algo presentes em nosso dia a dia (independente de qual for) e por isso uma obra que saiba trabalhar com isso consegue se aproximar mais com nosso intimo e criar um vinculo maior conosco. Porém muitas vezes os animes não prestam tanta atenção nisso, tendo assim histórias enormes que nada se importam com a temática e ficam na mesmice de sempre, os tornando muitas vezes algo muito superficial e o dito “comercial”.

Algo que não pode ser deixado de lado é o público do qual essas obras se voltam, tendo assim em muitos casos, muito mais uma brecha para algo que volta e meia apresenta um drama e o conhecido “poder da amizade. Então para aqueles que esperam ver algo como um desenvolvimento de um casal, não é muito recomendável se começar por um Naruto da vida, já que lá a unica coisa que se aproxima disso é bem… o excessivo poder da amizade por assim dizer.

Mas e então, por onde começar?

Resultado de imagem para sword art online

Essa é uma pergunta difícil para falar a verdade. Lembro-me da primeira vez que vi um anime de romance, no caso foi o conhecidíssimo Sword Art Online (SAO para os íntimos), que por sua vez misturava uma ação, aventura e para minha surpresa…Tãdããã um romance!

Meu espanto foi bem explicável, dado ao fato de que muitas obras do tipo adorarem fazer apenas uma enrolação ou não ter absolutamente nada a não ser pancadaria. Já SAO não, para minha extrema alegria em menos de 10 episódios já tínhamos um casal com um decente desenvolvimento, beijo e mais um pouco!…

Contudo, Sword Art Online não pode ser o melhor exemplo a se dar quando se trata de romance, isso já é um fato mesmo apenas tendo o visto. Com isso a minha jornada incessante em busca de uma outra obra que tivesse uma formação de casal que me anima-se, pelo menos no inicio, como SAO começou.

Nesse momento é que eu me deparei no maior problema. Eu tinha poucas informações e métodos de encontrar outros animes (já que era um dos primeiros que eu via) e ainda me deparava com enormes clichês que se apresentavam como “românticos” tal como os inúmeros ecchis tipo DxD e To Love-ru.

Após isso eu acabava tendo que me contentar com pouco (ou nada se preferir) e na sorte de achar algo no minimo interessante uma hora ou outra. Para falar a verdade ainda sofro com isso, por mais que melhorei e muito o meu conhecimento sobre títulos se comparado àquela época.

Depois de tanto tempo acabei percebendo que o mundo dos mangás parece dar mais destaque ao fato e com isso fiquei lendo mangás um atras do outro, por mais que a maioria não seja digna de recomendação.

E nesses momentos esclareci a mim mesmo uma dúvida crucial: O tipo de romance do qual eu preferia. Que para minha surpresa era os com menos ecchi que tinha.

Ok, mas qual o fator decisivo da aplicação ou não do romance na trama?

Resultado de imagem para anime romance

Como trabalhei aos poucos (misturando fatos pessoais como exemplo e informações) nesse texto, podemos ter em vista que não existe bem um tipo definitivo de o que é romance e como ele deve se comportar. Sendo assim temos diversas variações, por mais que eu considere “românticas” mais aquelas (ou apenas essas) que contém uma real tentativa de desenvolvimento do casal e não apenas fanservice e apelação.

O gosto da pessoa muito implica nisso, como exemplifiquei na descoberta de qual tipo eu preferia. Mas além do fator pessoal, temos que entender que o seu uso deve ser analisado com um forte olhar critico como qualquer outra coisa da qual cria-se opinião a respeito.

O fator decisivo é complexo demais para se falar, porém podemos trabalhar com a forma em que esse desenvolvimento ocorre, se ele apela ou não para clichês e se ele se mantém consistente do inicio ao fim. Vale dizer que há casos onde a obra tem que terminar de forma abrupta devido as baixas vendas ou algo do gênero, então deve se levar tudo em conta antes de julgar a tacada final do(a) autor(a).

Obras que não contém romance podem ter explicações em sua defesa, como por exemplo o público alvo e sua temática (por mais que eu pense que de para encaixar romance na obra independente de sua temática). Já há outros casos onde é mais pela falha de quem criou ou dirigiu a obra.

Quando cito isso me vem a mente o anime Tales of Zestiria the X, do qual é uma adaptação de jogo. Na original (ou seja, o jogo) nada ocorre em relação a romance, porém ao menos na adaptação o diretor podia ter feito algo já que tudo contribuía a seu favor, contudo não saímos da mesmice e isso decepcionou, já que no jogo (que por sinal é muito divertido) estamos mais preocupados com nossa jogatina, mas ao assistir uma história queremos que tudo o que esteja ao alcance aconteça.

Relacionado a Tales of Zestiria:

->Primeiras Impressões: Tales of Zestiria (Game)

->Primeiras Impressões do Anime

->Quartas Impressões do Anime

->Impressões do 1 ao 10 do Anime

->Anunciado Segunda Temporada do Anime

 

Seguindo por falhas atras de falhas, e também temos que dizer, por acertos, os animes e mangás vem enfrentando duros desafios quando se trata de desprender-se da mesmice e saber agradar também aqueles que estão em busca de obras mais sólidas, e por sua vez consistentes.

E para você, o que é essencial em um romance?

O que você desconsidera?

Deixe sua opinião a respeito 🙂

Autor: @Arthurcs10

comentarios

Curta nossa página no Facebook : Nome Temporário

Siga nosso Twitter : @NomeTemporario2

 

2 comentários em “Romance, Mais que um Desafio, Um Importante Fator”

  1. Em jogos vindo de Visual novel e jogos isso é uma coisa chata, e alguns shoujos também.

    Mas um dia eu vi alguém dizendo para você fazer um jogo naquele tipo de romance vai não vai, isso me irrita, isso era de uma postagem em inglês de dicas de romance ate no Devian art.
    Eu nunca jogaria algo assim, se ele fosse uma visual novel.

    Mas vamos lá sobre animes, eu vi um ecchi que me foi satisfatório nessa questão exatamente porque os romances se consolidava, Yaoi também ocorre o mesmo, o problema e em alguns Shoujos, os antigos eram ótimos geralmente isso acontecia também. Agora esse tipo vai não vai, me irrita por isso eu não vejo qualquer shoujo, na verdade prefiro Yoai e mangas Josei por causa disso. Mas para os produtores isso segura os telespectadores, que ficam curiosos no que vai acontecer.

    Para mim importante no romance e ter desenvolvimento, um inicio, meio e um fim talvez não mas pelo menos no minino terminarem juntos. Mas eu gosto que sejam completos, como Sailor moon antigo, Fushigi Yuugi, Ayashi no ceres, e Hiiro no kakera.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

    1. Esse lenga lenga que tem em muitas obras realmente irritam. Para falar a verdade é o que mais tem por ai, já que como dissesses, isso mantem o público de certa forma na obra.

      Visual Novel eu acabo não jogando muito, e as que eu joguei eu já tinha consciência de que ao menos o final era bom. Falo isso pois já é difícil eu levar uma VN até o fim e seria ainda mais caso fosse pura enrolação (não que a maioria já não seja).

      Tem casos que ecchis acabam se saindo bem, não são todos, já que muito se apegam a finais incompletos ou as vezes com o clássico e chato “todos gostam dele(a) mas não fica com ninguém”.

      Começo, meio e fim, realmente isso é uma das coisas mais importantes, por mais que caia no esquecimento de muitos autores aparentemente.

      Obrigado pela visita e comentário 🙂

      Curtido por 1 pessoa

Deixe sua opinião aqui, seu comentário é bem-vindo