Anime, Recomendações, Reviews

Recomendação: Mushishi (2005-2006) – Contemplando o que está entre a vida e a morte

Todos nós temos múltiplas experiências vendo animes. Porém sempre são memoráveis aqueles que podem nos provocar diferentes sensações, emoções e uma mudança abrupta de nosso humor.

Estes reflexos gerados ao se ver tais obras variam muito de pessoa para pessoa, de enredo para enredo, possibilitando uma imersão única.

Contudo, há aqueles que se destacam por serem improváveis, por mexerem com seu paladar, tato, emoções e memórias com um simples e calmo ambiente, uma estória episódica e tranquila, junto a uma aventura sem rumo e mesmo assim deliciosa de se apreciar a cada belíssima paisagem que surge no corriqueiro horizonte em um mundo repleto de criaturas, que tem em seus perigos a sua real beleza.

Este que vos venho aqui apresentar, que outrora foi exclamado e nos dias de hoje se perde dentro da imensidão de um mar constituído em suma maioria das mais fracas obras, se coloca como um Mushishi que guia ignorantes injuriados das mazelas causados por seres incomuns à maioria dos humanos, e que ao mesmo tempo traz, acima de tudo, uma obra feita para se apreciar do primeiro ao último instante.

“Mushishi” não tem este nome a toa, está é uma obra que trabalha a harmonia entre os seres da natureza, em especial dos Mushi com o seres humanos.

Mushi são seres que vivem entre a vida e a morte, em um estado desconhecido de solidão, dos quais habitam os mais variados lugares, gerados nas mais diversas formas e tipos que apenas alguns seres humanos podem ver.

Aqueles que os veem e ingressam em um mundo de estudos sobre os mesmos com o intuito de compreende-los e resolver os problemas por eles causados são chamados de “Mushishi”.

E assim, da mesma forma que inicio esta recomendação inicia-se o anime.

Mushishi, tem como protagonista Ginko, um Mushishi que viaja por um japão antigo vivendo de solucionar casos gerados por Mushi.

A trama episódica se move em base destas seletas aventuras, apresentando a todo momento novos personagens, que nos intrigam, seja por seus casos, por suas estórias ou mesmo o meio em que vivem, tendo como fundo OSTs que são ao mesmo tempo relaxantes, te colocando no clima correto para cada situação, como também fantásticas, dignas claramente de um lugar em sua playlist.

Em primeira instância sempre consideramos uma obra episódica um fator negativo, no entanto Mushishi mostra que para toda regra há uma exceção, conseguindo não somente fazer este tipo de trama decorrer com excelência como também faz se tornar um charme, um dos pontos altos e necessários para se ter uma real experiência de qualidade.

Logo Mushishi encontra e sabe usar todo o valor de uma estória calma e corriqueira, de aventuras das quais há poucos reais momentos de tensão, mas que sabem sempre trazer a flora todas as emoções. Mushishi é bom pelo que ele é, por cada momento a ser admirado, contemplado.

Seus personagens aos montes apresentados sempre sabem seu lugar dentro de um todo. Seus desenvolvimentos, suas interações, nunca deixam a desejar nos únicos 24 minutos que eles os tem. Mas também nunca se tornam algo a serem necessitados em episódios futuros, podendo assim serem trocados a todo momento, apresentando dessa forma um vasto mundo.

Aqueles poucos que se mantém, além do protagonista, não fogem da regra, e como necessidade, tem o carisma suficiente exigido para podermos revê-los com alegria a cada momento solicitado.

Imagem relacionada

Outro fator que se mostra importante no anime é a relação de Ginko com os Mushi. Ginko, ao contrário de outros, não vê neles um inimigo, seres que seriam abomináveis aos seres humanos, e sim criaturas, que como qualquer outra, estão apenas levando sua “vida” para frente, seguindo seu rumo. Ginko sempre enfatiza que Mushi não são seres que trazem perigos a não ser que incomodados, e que há sempre aqueles que os admiram ou repudiam, mas o mais importante é saber respeita-los.

Com está interessante lição de vida, Ginko segue sua jornada sem rumo, repleta de estórias intrigantes e de novos Mushi a serem revelados, sempre com o olhar atento e infalível de um Mushishi experiente, que mesmo com toda esta habilidade, não passa de um humano, e como tal, tem suas limitações.

Assim, com essa breve introdução a este incrível mundo, lhes apresento Mushishi, um anime que veio para marcar sua vida.

Direção: 9/10

Entretenimento: 8.5/10

Animação: 8/10

Trilha Sonora: 10/10

Direção de Arte: 9/10

Nota: 9/10 (Pessoalmente: 10/10)

Deixe sua opinião aqui, seu comentário é bem-vindo